Vídeo produzido pelo Núcleo Tramas-UFC integra a programação do Cinema da Terra

Filed in Notícias by on 15 de abril de 2016 0 Comments

cinema da terraNo mês de abril, universidades públicas de todo país realizam a 3° Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária. Encontros, debates, palestras, exibições de teatro, filmes e feiras com produtos da Reforma são algumas das programações previstas. O objetivo da jornada é levar o debate da Reforma Agrária e a luta do campo para o cotidiano das universidades e, assim, abrir um canal de diálogo e formação com os estudantes e movimentos sociais.

Entre a vasta programação que ocorrerá no Ceará, no dia 16 de abril, a Jornada realiza a mostra Cinema da Terra no Cine São Luiz. Está prevista a apresentação da Banda de Lata Criança Feliz, vários filmes e importantes debates!!

Entre os filmes da mostra, teremos a exibição de “No tempo dos Mussambês, não tinha do que ter medo: impactos do agronegócio sobre a vida das mulheres da Chapada do Apodi” documentário produzido pelo Núcleo Tramas-UFC em parceria com o Movimento 21 de abril (MST, Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte, CSP-Conlutas, FAFIDAM-UECE, Pastorais Sociais de Limoeiro do Norte, comunidades da Chapada do Apodi), apoio do CNPq-SPM e colaboração da Vila das Artes da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

O vídeo apresenta as diversas transformações sociais, ambientais, econômicas e culturais provocadas pela modernização da agricultura na Chapada do Apodi-CE a partir do olhar das mulheres. Elas narram suas trajetórias de luta, existência e resistência frente a um modelo agrícola promotor de injustiças e desigualdades ambientais que impactam violentamente suas vidas e repercutem sobre a saúde.

Confira a programação completa no site da Jornada e participe!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>