Equipe Tramas

Ada Cristina Pontes Aguiar

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (2012). Atua como supervisora do Projeto Mais Médicos para o Brasil nos municípios de Limoeiro do Norte (Ceará) e Russas (Ceará) desde 2014. Atualmente cursa o Mestrado em Saúde Coletiva da UFC e participa como pesquisadora do Núcleo Trabalho, Meio Ambiente e Saúde (TRAMAS), vinculado ao Departamento de Saúde Comunitária da UFC. Possui experiência na área de Saúde da Família, Saúde e Ambiente, Saúde do Trabalhador, Saúde Coletiva, Saúde e Humanidades.

>>Link para o lattes

 

Andréa Machado Camurça

Possui graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal do Ceará (2006). É especialista em Segurança Alimentar e Nutricional pela UECE (2012) e mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFC (2013). Foi professora temporária do Departamento de Economia Doméstica da UFC (2007-11/2008), bolsista do projeto Juventude e Agroecologia coordenado pelo Programa Residência Agrária – PRA (12/2008-12/2010), bolsista CAPES/projeto Educação do Campo (02/2011- 01/2013) e secretaria executiva da Rede Brasileira de Justiça Ambiental – RBJA (02/2013 – 12/2013). Desde 2005 é pesquisadora do Programa Residência Agrária (PRA) e integra o Núcleo Tramas/UFC. Tem trabalhado com temas: agroecologia, segurança alimentar e relações de gênero.

>> Link para o Lattes

 

 Bruna Sarkis Nunes

Graduada em em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi bolsista de Iniciação Científica (2010-2011 e 2012-2013) e bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (2011-2012). Atualmente integra o Núcleo Trabalho, Meio Ambiente e Saúde para a Sustentabilidade (TRAMAS/UFC), junto ao qual desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão com ênfase nos seguintes temas: equidade ambiental, justiça ambiental, conflitos ambientais, agrotóxicos, energia nuclear e movimentos sociais.

>> Link para o lattes

 

Camila Aguiar de Oliveira Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará – UFC.

>>Link para o lattes

 

 Danielli da Silva Costa

Mestranda em Saúde Pública do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Ceará. Integrante do TRAMAS – Núcleo de Pesquisa Trabalho Meio Ambiente e Saúde. Egressa da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Fortaleza Ceará. Assistente Social graduada pela Universidade Estadual do Ceará.

>>Link para o lattes

 

Emanuelle Rocha dos Santos

Mestranda do Programa de Desenvolvimento e  Meio Ambiente da UFC. Possui graduação em Ciencias Biologicas pela Universidade Federal do Ceará (2011). Tem experiência nas áreas de Agroecologia e Educação Ambiental. Atualmente integra o Núcleo Trabalho, Meio Ambiente e Saúde para a Sustentabilidade (TRAMAS/UFC), junto ao qual desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão com ênfase nos temas: agroecologia, agrotóxicos, justiça ambiental, conflitos ambientais, territórios camponeses e movimentos sociais.

>>Link para o lattes

 

Fernando Antônio Fontenele Leão

Mestrando em Humanidades (UNILAB). Possui Especialização em Cultura Popular, Arte e Educação do Campo (UFCA), Licenciatura em Teatro (IFCE) e Graduação Tecnológica em Artes Cênicas (IFCE). Atualmente, é bolsista de extensão CNPq (EXP-B), atuando no Projeto ‘Meio Ambiente, Saúde, Comunicação e Cultura – Transformações Territoriais e a Juventude no Sertão Central Cearense’, e integra o Núcleo Tramas (Trabalho, Meio Ambiente e Saúde), na Universidade Federal do Ceará. Atuou entre os anos de 2013 e 2015 como professor substituto do Curso de Licenciatura em Teatro do IFCE (Área: Teoria estética e história do teatro), e, entre 2011 e 2013, como Consultor na área de Arte/Educação da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), realizando atividades na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), onde ocupou o cargo de Coordenador de Arte e Cultura. Tem experiência em Projetos de Extensão Universitária, com ênfase em Artes e Educação.

>>Link para o Lattes

 

Lígia Alves Viana

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA/UFC. Graduação em Ciências Sociais na Universidade Estadual do Ceará – UECE (2005). Pesquisa os seguintes temas: conflitos ambientais, energia, desigualdade, avaliação de equidade ambiental e justiça ambiental.

>> Link para o Lattes

 

Lívia Alves Dias Ribeiro

Graduação em Ciências Biológicas e mestranda do Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFC

>> Link para o Lattes

 

Maiana Teixeira Maia

Mestre pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional- IPPUR/UFRJ e Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Integra o Núcleo Trabalho, Meio Ambiente e Saúde para a Sustentabilidade (TRAMAS/UFC), junto ao qual desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão com ênfase nos seguintes temas: desenvolvimento, meio ambiente e conflitos ambientais, política ambiental, licenciamento ambiental, agrotóxicos, energia nuclear, direitos humanos, justiça ambiental, equidade ambiental, novos movimentos sociais e ação coletiva. Compõe a Secretaria Nacional da Rede Brasileira de Justiça Ambiental.

>>Link para o lattes

 

Maria de Lourdes Vicente

É mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará e possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2005), atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, mulheres, questão agrária, meio ambiente, e formação.

>>Link para o lattes

 

Mayara Melo Rocha

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (2013) pela Universidade Federal do Ceará e graduada em Comunicação Social pela mesma instituição. É integrante do Núcleo Tramas – Trabalho, Meio Ambiente e Saúde da Universidade Federal do Ceará atravésdno qual desenvolve projetos de pesquisa e extensão sobre conflitos socioambientais relacionados a projetos de desenvolvimento e seus impactos sobre territórios e populações camponesas. Está vinculada atualmente ao projeto de pesquisa Estudo sobre exposição e impactos dos agrotóxicos na saúde das mulheres camponesas da região do Baixo Jaguaribe – CE com apoio do CNPq. Possui experiência na área de ciências ambientais atuando principalmente com os seguintes temas: justiça ambiental, agronegócio, agrotóxicos, relações de poder e conflitos ambientais.

>>Link para o lattes

 

Raquel Maria Rigotto

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979), especialista em Medicina do Trabalho pela Fundacentro (1980), mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2004). Atualmente é professora associada do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Saúde Coletiva, com ênfase nos temas: desenvolvimento, Saúde & Ambiente e Saúde do Trabalhador. Sua linha de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFC é Produção, Ambiente, Saúde e Cultura no Nordeste Brasileiro. Através do Núcleo TRAMAS – Trabalho, Meio Ambiente e Saúde, por ela coordenado, concluiu projetos de pesquisa sobre conflitos socioambientais em curso no Ceará, tais como: industrialização, carcinicultura, indústria calçadista e agrotóxicos, todos apoiados pelo CNPq. Atualmente conduz investigações sobre agrotóxicos, mineração de urânio e territorialização em saúde no Ceará. Foi Conselheira Titular do Conselho Nacional de Saúde. Participa do GT Saúde e Ambiente da Abrasco e da Rede Brasileira de Justiça Ambiental.

>> Link para o Lattes

 

Rafael Dias de Melo

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente também da UFC. Trabalhou em escolas públicas de educação básica como professor.e integra, atualmente, o Núcleo Tramas Trabalho, Meio Ambiente e Saúde da UFC. Desenvolve projetos de pesquisa sobre conflitos socioambientais ocasionados por projetos de desenvolvimento e seus impactos sobre o ambiente e territórios de populações camponesas. Os principais temas de estudo são: educação, desenvolvimento, meio ambiente e conflitos ambientais, licenciamento ambiental, justiça ambiental, impactos ambientais da mineração e energia nuclear. Também é integrante da Rede Brasileira de Justiça Ambiental.

>> Link para o Lattes

 

Renata Catarina Costa Maia

Mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFC). Bacharel em Direito (UFC). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Assessoria Jurídica Popular.

>> Link para o Lattes

 

 Talita de Fátima Pereira Furtado Montezuna

Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará e Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Direito da mesma Universidade, é advogada, professora e pesquisadora com ênfase em Direito Público, Constitucional e Socioambiental. Membro do grupo de pesquisa e extensão Núcleo TRAMAS – Trabalho, Saúde, Ambiente, no qual desenvolve pesquisa sobre conflitos territoriais e licenciamento ambiental. Trabalha com assessoria jurídica e advocacia popular.

>> Link para o Lattes