Núcleo Tramas no II Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação

Filed in Notícias by on 4 de maio de 2016 0 Comments
Integrantes do Núcleo Tramas, com participantes do ENAPPE

Integrantes do Núcleo Tramas, com participantes do ENAPPE

Entre os dias 27 e 29 de abril, o Núcleo Tramas participou do II Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação – ENAPPE, na UFRN, em Natal-RN. Na ocasião, o grupo apresentou dois artigos relacionados ao Projeto Meio Ambiente, Saúde, Comunicação e Cultura: Transformações Territoriais e a Juventude no Sertão Central Cearense, intitulados “Pedagogia do território e juventudes do campo no Ceará” e “Juventudes do campo e justiça ambiental: uma experiência formativa com as juventudes do sertão central no Ceará”.

O primeiro trabalho apresentou a Pedagogia do Território como um conceito em elaboração no Núcleo Tramas/UFC, que problematiza o tripé formado pelos eixos ensino-pesquisa-extensão e propõe uma reelaboração desses eixos a partir da práxis acadêmica de produção compartilhada de conhecimentos com comunidades e movimentos sociais que enfrentam contextos de conflitos ambientais. Por fim, apontou dimensões da Pedagogia do Território identificando-as no projeto com as juventudes do campo, em suas diversas fases, desde a ideia, a elaboração, a preparação e a realização de atividades junto às comunidades e os movimentos sociais atuantes no território. Já no artigo “Juventudes do campo e justiça ambiental: uma experiência formativa com as juventudes do sertão central no Ceará” o grupo teve como objetivo apresentar as principais atividades do projeto, problematizando os caminhos percorridos junto aos sujeitos do território e como estes estão contribuindo para fortalecer a resistência e a autonomia de juventudes do Sertão Central. Aproxima, desta forma, reflexões sobre Juventudes e Justiça Ambiental.

O II ENAPPE teve por tema “Educação no contexto atual: cenários e perspectivas”, abordado na conferência de abertura pelo Prof. Dr. Alfredo Macedo Gomes (UFPE), que partiu de uma análise do documento “Uma ponte para o futuro”, do PMDB, e os impactos à educação brasileira caso esse programa venha a ser executado. O grupo também destaca o bom debate realizado na Mesa-Redonda ‘O lugar do conhecimento e o conhecimento do lugar’ e o Diálogo Pedagógico ‘Educação do Campo, Povos Tradicionais e Itinerantes’.

Links para os trabalhos apresentados:

Artigo 1: Juventudes do Campo e Justiça Ambiental

Artigo 2: Pedagogia do Território e Juventudes do campo

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