Filed in Notícias by on 16 de março de 2016 0 Comments

NOTÍCIA PORTAL

Nos dias 17 e 18 de março de 2016, o Núcleo Tramas – Trabalho, Ambiente e Saúde da Universidade Federal do Ceará realizará o Seminário Mulheres, Agroecologia e Justiça Ambiental: diálogo entre saberes, experiências e resistências.

O evento é uma ação do projeto Reflexões, Estudos e Experiências em Agroecologia e Justiça Ambiental – REEAJA, aprovado na CHAMADA MDA/CNPQ Nº 39/2014 – Núcleos de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica – NEA.

Durante dois dias, 60 mulheres de diversos territórios do Ceará e do Rio Grande do Norte, que enfrentam conflitos ambientais, estarão reunidas para trocar saberes e experiências e construir estratégias coletivas para o fortalecimento da agroecologia e das lutas por justiça ambiental.

O seminário também contará com uma programação aberta à participação do público no dia 17 de março, às 14h, no auditório da ADUFC, com a mesa Mulheres, Agroecologia e Justiça Ambiental: diálogo entre saberes, experiências e resistências.

A partir das 17h, no mesmo local, será realizado o lançamento do caderno informativo Mulheres em diálogo: saberes e experiências sobre trabalho, ambiente e saúde na Chapada do Apodi/Ce e do vídeo No tempo dos mussambês não tinha do que ter medo: impactos do agronegócio sobre a vida das mulheres na Chapada do Apodi-CE. Materiais produzidos no âmbito de um projeto de pesquisa realizado pelo Núcleo Tramas – UFC, entre 2013 e 2015, apoiado pela Chamada MCTI/CNPq/SPM-PR/MDA N. 32/2012.

O encerramento do evento aberto ao público ocorrerá às 19h, do dia 17 de março, com a apresentação musical do grupo Samba de Rosas.

No dia 18 de março, a programação seguirá com a presença das mulheres da Chapada do Apodi-CE, do Rio Grande do Norte, do Sertão Central, da Serra da Ibiapaba, da Zona Costeira e de comunidades urbanas.

O  projeto REEAJA - Reflexões, Estudos e Experiências em Agroecologia e Justiça Ambiental  tem como parceiros: MST – Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra, FAFIDAM – Universidade Estadual do Ceará, Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte, CSP- Conlutas, Rede Brasileira de Justiça Ambiental, Rede Nordeste de Núcleos de Agroecologia e Projeto Meio Ambiente, Saúde, Comunicação e Cultura: transformações territoriais e a juventude no sertão central do Ceará (coordenado pelo Núcleo Tramas-UFC).

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO SEMINÁRIO

Dia 17 de março

Manhã (Programação interna)
Roda de conversa Do mar ao sertão: mulheres em diálogo sobre conflitos ambientais
Local: Centro de Formação Frei Humberto – Fortaleza/Ce
Horário: 09h às 12:00h

Tarde (Programação aberta ao público)
Mesa de debate Mulheres, Agroecologia e Justiça Ambiental: diálogos entre saberes, experiências e resistências
- Neneide Lima (Rede Xique Xique) – mulheres e experiências agroecológicas: desafios e perspectivas
- Gema Esmeraldo (NEEPA/UFC) – Mulheres e Agroecologia: fortalecendo experiências e construindo resistências nos territórios
- Socorro Oliveira (Chapada do Apodi/Ce) – Agronegócio na Chapada do Apodi: um modelo que vulnerabiliza as mulheres
- Cris Faustino (RBJA) – Conflitos ambientais e a vida das mulheres: da terra ao mar elas resistem e lutam por justiça ambiental

Local: ADUFC – Av. da Universidade, 2346, Fortaleza – CE
Horário: 14h às 17h

Noite (Programação aberta ao público)
Lançamento das Publicações “Mulheres em diálogo: saberes e experiências sobre trabalho, ambiente e saúde na Chapada do Apodi/Ce” e do vídeo “No tempo dos mussambês não tinha do que ter medo: impactos do agronegócio sobre a vida das mulheres na Chapada do Apodi-CE
Local: ADUFC – Av. da Universidade, 2346, Fortaleza – CE
Horário: 17h às 19h
Encerramento do evento aberto ao público com apresentação musical do Grupo Samba de Rosas às 19h.

Dia 18 de março

Manhã (Programação interna)
Roda de conversa Mulheres: trançando resistências e afirmando existências
Local: Centro de Formação Frei Humberto – Fortaleza/Ce