Mineração de urânio no Ceará em debate na UFC

Filed in Notícias by on 26 de novembro de 2015 0 Comments

image

 

O Consórcio Santa Quitéria, um projeto que quer instalar um complexo industrial dedicado à exploração mineral, representa um risco as comunidades e ao meio ambiente pelo manejo de minério radiotivo e consumo de água em excesso, pelo menos 156 localidades poderão ser expostas aos riscos de desequilíbrio hídrico e radioatividade, enquanto estudos das empresas minimizam esse número para “apenas” 16 comunidades.

O Laboratório de Estudos Agrários e Territoriais (LEAT/UFC) convida toda a comunidade acadêmica a participar do evento “Pés no Chão” com a temática “Santa Quitéria e os Riscos Socioambientais da Exploração de Urânio” para expôr e discutir a problemática social e ambiental que poderá acontecer com a implementação deste empreendimento. Os palestrantes são dois pesquisadores que atuam no município:

Rafael Potiguar

Graduado em Ciências Biológicas pela UFC
Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFC (PRODEMA/UFC)
Participante do Núcleo TRAMAS

Danielli da Silva Costa

Graduada em Serviço Social pela UECE
Mestre em Saúde Pública pela UFC
Participante do Núcleo TRAMAS

O debate acontecerá no Mini-Auditório do Departamento de Geografia UFC, às 10 h do dia 01/12 (terça-feira). Estão todos convidados a participar!

Tags: , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>