TRAMAS participa de evento na Noruega sobre riscos do urânio

Filed in Notícias by on 8 de outubro de 2015 0 Comments

O Núcleo TRAMAS (Trabalho, Meio Ambiente e Saúde), da Universidade Federal do Ceará (UFC), participa de evento na Noruega apresentando pesquisas sobre os riscos e potenciais impactos da mineração de urânio e fosfato em Santa Quitéria, município do sertão cearense. O convite para o evento intitulado Semana da América Latina partiu do Comitê Norueguês de Solidariedade à América Latina (LAG), que no ano de 2014 esteve no Ceará conhecendo o projeto de mineração, as comunidades rurais situadas no entorno da jazida de Itataia e participando das audiências públicas promovidas pelo IBAMA para debater o empreendimento. O interesse do grupo norueguês nos estudos realizados na UFC se deu pela vinculação do projeto de mineração à empresa norueguesa Yara, do ramo de produção de fertilizantes, e ao fato de que o projeto corrobora com a expansão da produção de energia elétrica por fonte nuclear no Brasil, matriz energética rejeitada na Noruega, e pelo risco dos fertilizantes produzidos a partir do fosfato associado ao urânio serem contaminados com materiais radioativos.

DSC03670O TRAMAS, vinculado à Faculdade de Medicina e coordenado pela professora Dra. Raquel Maria Rigotto, realiza desde 2010 estudos sobre o modo de vida de comunidades localizadas próximas à jazida, as características do projeto e os seus potenciais impactos para a população da região. Na capital norueguesa,o grupo será representado por Lívia Dias, bióloga e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da UFC, que também tem sua pesquisa relacionada ao tema. A pesquisadora participará entre 11 a 18 de outubro de atividades da Semana de Solidariedade à América Latina, que acontecerá em cinco cidades norueguesas, dentre as quais Oslo, capital do país. 

Tags: , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>