Fiocruz e UnB lançam livro sobre regulação internacional de doenças crônicas

Filed in Notícias by on 8 de setembro de 2015 0 Comments

Publicação inclui artigos sobre agrotóxicos, tabaco, álcool, alimentos industrializados, desenvolvimento, políticas públicas, bioética, saúde e ambiente

A Organização Mundial da Saúde estima que 2,5 milhões de pessoas morrem todos os anos por problemas associados ao consumo de álcool. Apenas uma em cada dez pessoas acometidas por alguma doença crônica recebe tratamento adequado. Estes são alguns dos dados apresentados na segunda publicação de estudos e análises do Observatório Internacional de Capacidades Humanas, Desenvolvimento e Políticas Públicas, que será lançado em Seminário nos dias 10 e 11 de setembro, na Fiocruz Brasília.

A obra reúne 12 artigos de renomados gestores e pesquisadores, que participarão de mesas de debate durante os dois dias de evento. “Os estudos e análises apresentam uma abordagem crítica da regulação internacional em saúde como estratégia para conter essa nova epidemia de doenças crônicas que acomete a população mundial”, resume José Paranaguá de Santana, coordenador do Nethis e um dos organizadores do livro.

 
José Agenor Álvares, ex-ministro da Saúde, autor do artigo “Tabagismo: prevalência eagenor oichregulação”, alerta para a Doença da Folha Verde do Tabaco (DFVT), também conhecida como GTS (Green Tobacco Sickness), diagnosticada em crianças e adultos de famílias que cultivam tabaco. A doença ocorre por causa do constante contato da pele com a folha do fumo durante a colheita e o transporte do produto. Uma pesquisa com esse grupo constatou presença de nicotina na urina de não fumantes em proporção superior à encontrada em fumantes. Ainda é desconhecida a consequência da DFVT, mas os principais sintomas são dores de cabeça, tontura, náuseas e cólicas.

unnamed

 

 

 

 

 

 

O artigo de Deborah Malta, diretora de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, traz dados de pesquisa que aponta 2,5 milhões de mortes por ano por causas associadas ao consumo de álcool. Além disso, metade dos adolescentes de 13 a 15 anos ingeriu ao menos uma dose de álcool, um quarto apresentou episódios de embriaguez e 9% relataram ter tido problemas com o álcool.

unnamed

 

O estudo sobre agrotóxicos mostra que a população está desprotegida diante do cenário de controvérsias científicas guiadas por conflitos de interesses econômicos que impactam diretamente nas políticas públicas. Outro dado revela que o glifosato é o agrotóxico mais consumido no país, responsável por 40% das vendas, mesmo reconhecido como provável cancerígeno. Além disso, dos 50 ingredientes ativos mais utilizados nas lavouras brasileiras, 22 são proibidos na União Europeia devido à comprovação de danos ao ambiente e à saúde humana.

 
unnamed

 

 
ORGANIZAÇÃO – Com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), o livro foi organizado pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília) e pelo Observatório de Recursos Humanos em Saúde (ObservaRH/UnB).

Faça a sua inscrição aqui. Confira a programação completa aqui.

Lançamento do livro: Observatório Internacional de Capacidades Humanas, Desenvolvimento e Políticas Públicas 2 – Estudos e Análises

Data: 10 e 11 de setembro de 2015.

 

 

 

 

 

Tags: , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>