Quem é quem nas discussões do Novo Código da Mineração já está disponível para download

Filed in Notícias by on 27 de agosto de 2015 0 Comments

quemO Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração lançou, neste mês de agosto, a segunda edição da publicação “Quem é Quem nas discussões do Novo Código da Mineração”. A publicação revela quem financia a campanha de parlamentares que participam das discussões sobre o novo Código de Mineração do país e como funciona a prática das empresas nesses financiamentos.

Sobre a atual configuração da Comissão Especial, dos parlamentares que apresentaram medidas e diretórios nacionais dos partidos políticos, Clarissa Reis Oliveira, a pesquisadora responsável, afirma: “Avaliamos que a composição da Comissão Especial desta legislatura demonstra maior presença das mineradoras, tendo financiado em maior número de deputados e com maiores montantes”. E ainda cita um exemplo:

“Tomemos como exemplo o caso do relator, deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), que se manteve nesse cargo. Em 2010, recebeu R4 400 mil de empresas ligadas à mineração, cerca de 20% do total da sua campanha. Nas eleições de 2014, o valor subiu de forma significativa: pouco mais de R$ 2 milhões, aproximadamente 42% do financiamento da campanha do deputado que sempre se apresentou como defensor do setor mineral”, conclui.

Você pode fazer o download aqui >> Quem e Quem – eleições 2014

Fonte: INESC e Blog Racismo Ambiental

Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>