“Carta da Prainha” é publicada pelos participantes do Seminário Ciência, Universidade e Diálogo de Saberes

Filed in Notícias by on 5 de abril de 2018 0 Comments

WhatsApp Image 2018-03-29 at 19.39.43 (1)Intitulada “Carta da Prainha” o documento é uma expressão coletiva de mais de 90 representações de núcleos de pesquisa de universidades públicas, movimentos sociais do campo e da cidade, comunidades quilombolas, camponesas, tradicionais, instituições de pesquisa, organizações sociais, fóruns, redes, campanhas e representações sindicais que estiveram reunidos, entre os dias 26 e 28 de março, na comunidade da Resex Prainha do Canto Verde durante o “Seminário Ciência, Universidade e Diálogo de Saberes: desafios à Justiça Ambiental”.

O objetivo da carta é apresentar as reflexões e posicionamentos desse coletivo que se reuniu para debater a potência e os desafios da relação da Universidade com os setores vulnerabilizados pelo modelo de desenvolvimento rentista e neoextrativista, num contexto de aceleração do desmonte da legislação ambiental e trabalhista, da negação de direitos humanos e do direito à terra e ao território no Brasil e na América Latina. Na perspectiva descolonial das Epistemologias do Sul e da democratização da Universidade Pública, os participantes refletiram sobre o papel das práticas acadêmicas na afirmação de outros modos de vida possíveis e no fortalecimento de processos de defesa de direitos.

A carta foi construída coletivamente e tentou expressar os acúmulos vividos ao longo do encontro. Para representar a diversidade de linguagens, ela foi construída em diferentes versões que estão disponíveis nos links abaixo.

Carta da Prainha

Carta da Prainha em Cordel