A experiência do Núcleo Tramas-UFC é tema de tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação-UFC

Filed in Notícias by on 8 de agosto de 2015 0 Comments

No dia 10 de agosto, Ludmila Freire (doutoranda em Educação) apresentará sua tese de doutorado que teve como estudo de caso o trabalho do Núcleo Tramas com a ecologia de saberes e a inter/transdisciplinar na Universidade. Ludmila afirma que espera “contribuir com um outro conhecimento possível para a universidade, através de um esforço de evidenciar o trabalho de sociologia das ausências por uma sociologia das emergências realizado pelo Núcleo Tramas. A defesa ocorrerá na Faculdade de Educação , sala 05, às 14h.

Título da Tese: A Universidade e a questão do conhecimento – o currículo acadêmico na perspectiva da inter/transdisciplinaridade e da ecologia de saberes.

RESUMO: A ciência moderna adquiriu para si a tarefa precípua de coordenar o desenvolvimento da humanidade, advogando-se o poder intransferível de legitimar ou não todo e qualquer conhecimento. Muitas instituições, sobretudo as educacionais, foram se estabelecendo com a importante tarefa de transmitir às novas gerações o patrimônio do conhecimento científico sistematizado, relacionando-o com as necessidades sociais vigentes de cada período histórico. Dentre essas instituições, concebe-se indiscutivelmente como a de maior vanguarda a universidade. Mas a universidade há muito tem sofrido certo descompasso entre as novas práticas sociais e o conhecimento que em seu chão é desenvolvido. Ao mesmo tempo, os velhos problemas sociais continuam prementes: a fome, a miséria, as injustiças sociais, o sobrepujar de uma cultura economicamente mais forte sobre a outra. Nesse momento, a universidade é colocada numa posição tanto de repensar suas bases, como se fazer ativa no processo, contribuindo na consolidação de um novo paradigma do conhecimento. Desse modo, o objetivo desse estudo é o de compreender como a universidade em transformação está a lidar com a construção do conhecimento, sobretudo no que concerne ao diálogo interdisciplinar e transdisciplinar, articulando-os igualmente com os saberes tradicionais, constituindo-se numa Ecologia de Saberes, postulada por Boaventura de Sousa Santos. A nossa hipótese de trabalho foi a de que, inseridos nesse processo de transição paradigmática, é possível à universidade um outro tipo de dinâmica epistemológica, privilegiando a integração entre as ciências e os saberes tradicionais presentes na diversidade cultural do mundo. Para responder a essa questão nos ancoramos metodologicamente na abordagem qualitativa com os pressupostos da abordagem etnográfica. Tendo o Estudo de Caso como método, investigamos a experiência de um grupo situado na Saúde Coletiva da Universidade Federal do Ceará, intitulado Núcleo TRAMAS. Para coleta de dados servimo-nos da observação com notas de campo, entrevistas semiestruturadas, e a realização de um grupo focal. Em nossos achados detectamos que o movimento no trabalho do grupo que gera interdisciplinaridade e transdisciplinaridade ocorre naturalmente, impelido pela complexidade que a realidade suscita; as ciências, os autores escolhidos, os saberes tradicionais articulados, as decisões metodológicas encaminhadas pelo núcleo, emergem das lutas assumidas. Foi ainda evidenciada a compreensão de que saberes acadêmicos e saberes tradicionais possuem o mesmo grau de relevância nesse processo para os sujeitos envolvidos, ainda que socialmente o conhecimento científico seja mais valorizado. Ficou patente que o grupo e as comunidades em seus territórios seguem outra ótica de tempo e produção, encaminhando coletivamente suas próprias construções de conhecimento. O núcleo TRAMAS, desse modo, tem o papel de promover a sociologia das ausências e das emergências (Sousa Santos). Diante do que foi exposto, nossa hipótese de trabalho foi comprovada como tese: a de que outro conhecimento é possível à universidade, um conhecimento desenvolvido e plasmado nos processos de integração dos saberes, nas relações dialógicas e, por esse motivo, com grande potencial emancipador.