Movimentos Sociais lançam Nota Pública denunciando os impactos do agronegócio sobre a saúde das populações do Baixo Jaguaribe

Filed in Notícias by on 20 de abril de 2015 0 Comments

Basta de novos casos de causando sofrimento e morte a cada dia!
Basta de crianças nascendo sem os membros, ou com problemas no coração e nos rins!
Basta de crianças entrando na puberdade com dois ou quatro anos de idade!

Movimentos Sociais lançam Nota Pública de alerta.

Movimentos Sociais lançam Nota Pública de alerta.

“O câncer está matando
Muita gente a cada mês
Não tem mais o que fazer
Só Jesus que é rei dos reis
Que os políticos incompetentes
Vê e finge que não vê”
(Trecho do cordel de D. Maria de Fátima, Comunidade do Tomé)

Quinze anos depois da chegada de grandes empresas do agronegócio em Limoeiro do Norte, Quixeré e Russas, esta é a região que tem o maior índice de câncer do Ceará: as estatísticas do SUS mostram isso! Já em 2010 percebemos que a mortalidade por câncer aqui é 38% maior que nos municípios do Ceará que não têm empresas do agronegócio, como comprovam as pesquisas realizadas pela Universidade Federal do Ceará/UFC.

E porque casos de câncer, malformações congênitas, abortos e alterações hormonais crescem tanto nessa região? Seria apenas coincidência?

Não. Ocorre que o agronegócio chega, desmata e destrói a biodiversidade, consome a nossa água, para plantar uma coisa só: as monoculturas de banana, ou melão, ou outras frutas. Isto desequilibra a natureza e faz com que alguns insetos, fungos, ou ervas se reproduzam mais que os outros. A isso eles chamam de pragas, e derramam milhões de litros de venenos sobre a terra e, a água, no ar e nos alimentos.

Estes venenos são prejudiciais à saúde dos trabalhadores e trabalhadoras nas empresas, às suas famílias, às populações locais e à natureza. A Organização Mundial de Saúde, através do seu instituto de pesquisa sobre o câncer (IARC), classificou mais cinco agrotóxicos como causadores de câncer: o herbicida GLIFOSATO (Round up) e os inseticidas MALATION, DIAZINON,  PARATION E TETRACLORVINFÓS.

Recentemente, no dia 08 de abril, o INCA – Instituto Nacional do Câncer, do Ministério da Saúde, publicou uma nota reconhecendo que “dentre os efeitos associados à exposição crônica a ingredientes ativos de agrotóxicos podem ser citados infertilidade, impotência, abortos, malformações, neurotoxicidade, desregulação hormonal, efeitos sobre o sistema imunológico e câncer”.

Até quando as empresas do agronegócio vão poder dispor da vida das pessoas para expropriar delas as suas energias e saúde e retribuí-las com doenças e mortes? Até quando os governos e o SUS irão ignorar essa realidade perversa e se ausentar de tomar medidas efetivas para modificá-la???

Chega de doenças e mortes!

Exigimos que as prefeituras, os governos estadual e federal tomem providências imediatas para fiscalizar e proibir esse abuso de venenos!

Exigimos que os casos de câncer, malformações e alterações hormonais sejam investigados, notificados e bem atendidos pelo SUS!

Exigimos que o CERESTA – Centro de Referência em Saúde, Trabalho e Ambiente Rural Zé Maria do Tomé – comece a funcionar imediatamente!

Exigimos que nossos direitos saiam do papel e venham para as comunidades!

Movimento 21
MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte
CSP – Conlutas
Fafidam/UECE
Núcleo Tramas/UFC

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>